Traçagem Elétrica de Aquecimento aplicada num sistema de produção de BIODIESEL
Problema
A MAINBIO é uma empresa especializada no fabrico de biocombustíveis, nomeadamente biodiesel (FAME) utilizando como matérias-primas, gordura animal, óleos alimentares usados, ácidos gordos livres do tratamento de lamas de ETAR e da extração ou processamento de óleos e outros produtos alimentares, e oleínas. Ao processar matérias residuais e subprodutos de origem animal a empresa está a contribuir para aplicação do conceito de economia circular, ajudando a europa a atingir as metas de emissões zero até 2050.
O processo de produção de biodiesel na MAINBIO está dividido em algumas unidades principais, sendo Unidade de Reação de esterificação e transesterificação, Unidade de Tratamento de Glicerina, Unidade de Destilação de biodiesel e Unidade de Destilação do metanol.
À exceção da Unidade de Destilação do metanol, todas as restantes unidades correm o risco de solidificação do produto, nomeadamente a matéria-prima, a glicerina e o BHO (resultante da destilação do biodiesel), caso eventualmente exista uma paragem do processo.
Por este motivo, é necessário garantir que estes produtos estejam sempre acima da temperatura de solidificação.
Solução
Para manter o processo com temperaturas acima da temperatura de solidificação de cada produto, nomeadamente nas linhas e depósitos com produtos mais críticos como matéria-prima, glicerina e BHO, a solução passa por instalar um sistema de traçagem elétrica de aquecimento, dimensionado de acordo com as respetivas temperaturas de solidificação. Neste caso em específico, para manter a temperatura de 40ºC foi utilizado o cabo de aquecimento auto regulado, modelo BSX 8-2 FOJ, e para manter a temperatura de 60ºC, o cabo de aquecimento auto regulado, modelo HTSX 12-2 OJ. Para controlo de temperatura, foram instalados termostatos mecânicos locais, modelo ZT-C-100-P-XP.
A ESAI realizou o levantamento das necessidades do projeto nas instalações do cliente. Posteriormente a nossa equipa de estudos e projeto dimensionou o sistema de Traçagem de aquecimento utilizando o software certificado da Thermon, Computrace.
Com a supervisão dos técnicos especializados da ESAI Sistemas, a LOGITRON, uma empresa especializada em instalação e comercialização de material elétrico, pautada por valores como confiança, rigor e profissionalismo, procedeu à instalação do sistema de traçagem de aquecimento, desde os cabos, bem como os respetivos termostatos para controlo da temperatura.
Para mais informações sobre esta aplicação ou outras, bem como os nossos restantes serviços, por favor contacte-nos.